Alunos de Direito da Secal participam de debate na UEPG
04/10/2018    -    +Notícias    -    «Voltar

No último dia 29 de setembro, sábado, os acadêmicos de Direito da Faculdade Secal participaram de um debate na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A atividade foi promovida pelo Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS) e a faculdade recebeu o convite por meio do professor da Secal, Reshad Tawfeiq, que ministra aulas na disciplina de Direito Processual Civil I.

O debate teve como objetivo discutir o ‘Princípio da Busca pela Verdade Real’, que determina que o Juiz deva, dentro de um processo, atuar sempre buscando a verdade real sobre um determinado fato. Dentro desse pensamento existem dois lados: A Teoria do Garantismo Judicial e a Corrente do Ativismo Judicial.

Com a divisão em dois grupos, uma equipe defendeu o lado garantista, que diz que o Juiz não pode violar os limites de sua autoridade que são colocados pela Lei, e a outra argumentou para o lado ativista, que defende que o Juiz tem o poder e dever de correr atrás da verdade real de forma ativa.

Para o professor Reshad, participar de atividades como essas são importantes na formação dos alunos, tanto academicamente como em seu futuro profissional. “Os estudantes têm três benefícios: primeiro que eles aprendem a defender um ponto de vista jurídico; segundo é como os acadêmicos argumentarão sobre essa visão, ou seja, eles desenvolvem a sua comunicação; e, por último, os alunos saem estimulados para o decorrer da faculdade”, explica o docente, que finaliza afirmando que atividades de extensão são necessárias, pois “o ensino extrapola a sala de aula”.

Alunos aprovam o debate

O acadêmico do 2º período, Rafael Cantelle Moreira exalta que o debate contribuirá com a sua futura carreira profissional. “Com a aula pude aprender a ter sensibilização jurídica, pois a lei não deve ser considerada somente pelo o que dispõe no papel, mas também pelo contexto histórico e o momento que está tem eficácia. Isso com certeza me ajudará profissionalmente”, comenta Rafael.

Já para a estudante do 3º período, Michele do Nascimento, o debate “ensina a ter um pensamento crítico e auxilia para estudarmos assuntos além da sala de aula”, ressalta a discente. Participaram da atividade de extensão ao todo nove alunos da Secal e da UEPG.
Webmail
Para falar conosco, clique aqui.
Barão do Cerro Azul, 827   .   Centro   .   CEP 84010-210   .   Ponta Grossa - PR   .   Fone (42) 3220-6700
Todos os direitos reservados © - Faculdades Secal
Website Mantido por Status